Águas de Teresina promove palestra sobre igualdade racial

Águas de Teresina promove palestra sobre igualdade racial

Os colaboradores da Águas de Teresina se reuniram na manhã desta quarta-feira (16), para debater sobre escravidão e tolerância, durante a palestra do vice-diretor da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), Antônio Honório. O encontro fez parte do programa de igualdade racial do grupo Aegea, “Respeito dá o tom”, e aconteceu em alusão aos 130 anos de abolição da escravatura, celebrado no último dia 13.

O objetivo do programa é promover a equidade nas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, pautado no relacionamento, educação e empregabilidade, além de incentivar os colaboradores a refletir sobre o tema de diferentes formas.

“É muito interessante trazer esses temas para serem discutidos no ambiente de trabalho, para que os trabalhadores possam ser ouvidos e também se sensibilizem com o assunto. Nós acreditamos que, para entender o outro, é preciso se ver como o outro, então esses momentos servem para repensar sobre algumas atitudes e reforçar as ações de igualdade racial”, disse Antônio Honório.

Para o tecnólogo de infraestrutura e detecção de regularização da Águas de Teresina, Clésio Silvino, debater sobre o preconceito é uma forma de combater a intolerância. “A Águas de Teresina é a primeira empresa que trabalho a discutir sobre esses temas, que são tão recorrentes no nosso dia a dia. O preconceito pode se manifestar de diversas formas e é interessante estarmos atentos, para sabermos identificar essas ações e promover a igualdade racial”, observou.

Com o programa “Respeito Dá o Tom”, a concessionária irá ampliar a divulgação e o acesso de candidatos negros às vagas de emprego; criar programas de trainees e jovens aprendizes direcionados à população negra, além de manter contato permanente com associações que atuam na área da igualdade racial na cidade, promovendo a reflexão do tema.