História da África

História da África

O conhecimento da história do povo africano e dos afro-brasileiros é inversamente proporcional à importância que elatem para a história do Brasil. Continente-mãe da humanidade, a África tem uma das mais influentes presenças em nossa formação cultural, mas, infelizmente, é lembrada quase que exclusivamente pelo tráfico de escravos.

A Lei 10.639, de 2003, determinou a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, bem como da História da África e dos Africanos nos níveis fundamental e médio de ensino. É mais uma ação muito bem-vinda de promoção da igualdade racial, combate ao racismo e resgate da memória brasileira. Dessa forma será possível às novas gerações saber melhor e muito mais sobre a inestimável contribuição que os africanos deram à formação da nação brasileira, reconhecendo e valorizando o legado para nossa identidade nacional. Esse também é o intuito do Estatuto da Igualdade Racial, que destaca o resgate da contribuição africana, considerada “decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País”.

Para quem deseja mergulhar no riquíssimo acervo histórico da África, há um verdadeiro tesouro literário à disposição nas plataformas digitais. Trata-se da coleção “História Geral da África” , criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Distribuída em 8 volumes, a obra apresenta o continente africano desde a pré-história até os anos 1980 e é resultado do trabalho extraordinário realizado durante quase 30 anos por mais de 350 especialistas de diversas áreas do conhecimento. Toda a pesquisa e compilação de dados foi supervisionada por um comitê científico internacional, composto por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. Editada em vários idiomas, a coleção completa foi traduzida para oportuguês e disponibilizada pelo MEC para as nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, sendo a principal obra de referência sobre o assunto.

Para fazer download de toda a coleção gratuitamente, acesse o Portal Domínio Público: goo.gl/kTqwbQ

O livro"O que você sabe sobre a África? – Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros" é a versão resumida para estudantes, crianças e jovens, da coleção “História Geral da África”. A vasta obra foi adaptada e ganhou uma síntese de 100 páginas, para ser distribuída em instituições de ensino públicas, servindo como material paradidático a professores. A ação cumpre à determinação legal de incluir temas étnico-raciais no ensino fundamental e médio. O livro, da Editora Nova Fronteira, apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, também está à venda nas livrarias e pela internet.

Críticos de nosso atual sistema de educação apontam uma grande lacuna existente entre a intenção e a realidade no ensino da história dos afro-brasileiros nas escolas. Para os especialistas, o tema tem merecido abordagem apenas em datas comemorativas, quando deveria estar presente em todo o ano letivo. A ação é fundamental para que crianças e jovens se acostumem à prática permanente da igualdade racial. Da mesma forma, o interesse dos educadores sobre o tema irá fortalecer significativamente o enfrentamento ao racismo nas escolas.

 

História afro em quadrinhos