Radamés Casseb compartilhou iniciativas ESG da companhia
O CEO da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, participou do painel “Executivos que fazem a diferença: ESG na prática” no evento Itaú Macro Vision. O debate contou também com a participação de Ricardo Mussa, CEO da Raízen, e Cristiano Teixeira, CEO da Klabin. A moderação foi realizada por Flavio Souza, presidente e CEO do Itaú BBA.
Radamés apresentou ao público a proximidade do tema ESG para a estratégia da empresa. “ESG faz parte da natureza do negócio e, incorporado ao nosso propósito de movimentar vidas, a Aegea proporciona prosperidade compartilhada a todos os públicos com os quais interage e gera valor para a companhia, com impacto direto na vida das pessoas e para o meio ambiente”, afirmou.
O CEO também destacou a importância de ir além dos contratos. “Para além das externalidades positivas do saneamento, buscamos nos inserir verdadeiramente e fazer diferença nos locais onde atuamos. Na Águas do Rio, por exemplo, implementamos um programa de contratação de pessoas que moram em comunidades, oferecendo para muitas delas a primeira oportunidade de emprego formal. Dos oito mil empregos gerados pela concessionária, 4,5 mil são moradores de comunidades que foram capacitados pela Academia Aegea e desenvolvem hoje funções em diversos setores, como operacional, comercial e administrativo.”
Casseb também trouxe a relevância do saneamento ser acessível para todos, especialmente para pessoas em maior vulnerabilidade social. “Na Aegea, ao todo, temos mais de 1,5 milhão de pessoas incluídas na Tarifa Social, que é um instrumento financeiro que permite com que o valor da conta caiba na renda das famílias vulneráveis, trazendo-as para a nossa base de clientes. Para essas famílias, isso significa dignidade e acesso ao saneamento de qualidade, sem diferenças entre os bairros das cidades, pois nós prestamos o mesmo serviço com a mesma qualidade, independentemente do valor da fatura. Essa expansão do atendimento acarreta a redução de doenças, por exemplo, e de outras consequências negativas da falta de acesso ao saneamento. Para a companhia, significa aumento da base de clientes, redução da inadimplência e das perdas de água, o que se traduz em menos custos operacionais”, explicou.
Radamés destacou ainda a emissão de Sustainability-Linked Bonds, realizada pela companhia em abril. “Fomos a primeira empresa do setor de saneamento a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, e fomos pioneiros no Brasil ao nos comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.” A partir da emissão dos Bonds SLB, a Aegea definiu metas robustas que reforçam sua visão de atuação sustentável, eficiente e com iniciativas que valorizam a diversidade, que devem ser alcançadas até 2030: redução do consumo específico de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança e de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança.
O Itaú Macro Vision foi criado em 2010 com o objetivo de promover um debate de alto nível entre investidores, líderes políticos, autoridades governamentais, empresários, executivos e economistas, e hoje é um dos maiores e mais tradicionais eventos do mercado financeiro no país.