O selo atesta que a empresa cumpriu os mais elevados padrões em auditoria interna e governança
A Aegea Saneamento, empresa líder no setor privado, recebeu a certificação Quality Assessment do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), atestando que a companhia cumpriu os mais elevados padrões em auditoria interna. Para certificação são analisados aspectos como a conformidade dessa função na empresa, as normas definidas na Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF em inglês) e outros regulamentos que afetam a profissão. Desde 2013, início das atividades de reconhecimento da IIA Brasil, apenas 30 companhias conseguiram o certificado.
Para Percival Gratti, diretor de Auditoria, Riscos e Controles Internos da Aegea, a certificação é mais um importante reconhecimento da relevância da governança corporativa dentro da Companhia. “Nosso modelo de negócio tem como base o alinhamento aos princípios ESG, e buscamos sempre formas de nos alinhar com os mais altos padrões de governança e integridade. Por meio dela que conseguimos manter ativos os mecanismos de gestão de risco do negócio, bem como as relações éticas e íntegras com stakeholders”, aponta.
O processo para obtenção do certificado se iniciou em 2020, com a reestruturação completa da área de Auditoria, culminando com o Quality Assessment ao final de 2022. Com a aderência às normas da IPPF pelo setor, processos foram criados e aprimorados, levando a uma melhor execução e gestão dos trabalhos, assim como um maior valor agregado para os stakeholders internos e externos.
Outro exemplo de adoção das melhores práticas em governança é a certificação ISO 37001 de Gestão Antissuborno, que abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas com o objetivo de colaborar com os programas de compliance das empresas, certificando o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. A Aegea foi a primeira companhia do setor de saneamento a obter essa certificação em 2018, renovando-a por duas vezes seguidas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade.
A companhia também tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde para o Conselho de Administração e Canal de Ética Independente. A governança também se aplica aos temas ESG, com um Comitê Executivo ESG, metas e compromissos ESG vinculados à remuneração variável de executivos, além de asseguração independente do relatório anual de sustentabilidade.
Sobre o Instituto dos Auditores Internos do Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) é uma entidade civil, sem fins econômicos, afiliada ao The Institute of Internal Auditors (IIA Global). Assim como o IIA Global, o instituto brasileiro tem como objetivo promover o valor dos Auditores Internos nas organizações, proporcionar condições para o desenvolvimento e para a capacitação dos executivos do setor. O IIA Brasil desde 2013 realiza Avaliações Externas da Qualidade (Quality Assessment) nos departamentos de Auditoria Interna nas organizações do setor público e privado, por meio de uma análise detalhada de sua conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna contidas no IPPF (International Professional Practices Framework).