Premiação reconhece as 1000 melhores empresas com indicadores financeiros e contábeis, diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança

A Aegea, empresa referência em saneamento no Brasil, foi a vencedora, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Saneamento e Meio Ambiente” da 51ª edição do prêmio Melhores e Maiores, realizada pela revista Exame, em parceria com o Ibmec. No ranking geral, a Companhia alcançou a 159ª posição. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (17), no Hotel Unique, em São Paulo. 

Radamés Casseb, CEO da Aegea, subiu ao palco para receber o prêmio e agradeceu. “Um orgulho estar aqui representando os nossos mais de 19 mil colaboradores que trabalham diariamente para fazer a diferença na vida das mais de 31 milhões de pessoas que atendemos atualmente. O déficit sanitário no Brasil ainda é enorme e nós da Aegea estamos empenhados em levar esgotamento sanitário e água tratada para aqueles que ainda vivem sem esses acessos. Esse prêmio é um reconhecimento dessa jornada e reafirma que estamos seguindo na direção certa no compromisso com a sociedade em fornecer serviços que promovem saúde e dignidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas de norte a sul do país nos mais de 500 municípios onde atuamos”, disse o executivo. 

O cuidado com as pessoas e o meio ambiente é uma das principais responsabilidades da Aegea, que tem como propósito contribuir para sanear mais rapidamente o País. Por meio do acesso aos serviços de saneamento básico, a companhia promove saúde, dignidade e prosperidade compartilhada, além de recuperação e preservação ambiental. Esse é o ponto de partida da agenda ESG, que é 100% vinculada à estratégia de negócio da Aegea. 

A companhia viabiliza o acesso ao saneamento de qualidade à população, proporcionando inclusão sanitária, e faz isso por meio, por exemplo, da Tarifa Social, instrumento financeiro que oferece desconto na tarifa de água e de esgoto a famílias vulneráveis. Hoje, a companhia beneficia cerca de 2,5 milhões de pessoas com essa tarifa. 

Outro exemplo é em Manaus, com o Programa Vem Com a Gente. A Aegea atua na capital manauara por meio da Águas de Manaus desde 2018 e, lá, a companhia viabilizou o acesso à água potável e esgotamento sanitário no Beco Nonato, localizado a 4 km do centro de Manaus, tornando-se a primeira localidade numa região de palafitas a receber redes aéreas de água e instalação de redes de esgoto. Com esse projeto, mais de 900 moradores tiveram, pela primeira vez, correta infraestrutura e conexão às redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, mudando uma realidade de poluição e falta de água. 

Nesta edição da Melhores e Maiores levou-se em consideração, não somente os indicadores financeiros e contábeis, como também a diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança. A premiação busca incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis nas organizações, além de promover a transparência e a divulgação de informações relevantes sobre ESG no mercado empresarial. Foram avaliadas um total de 1287 companhias, das quais 1000 foram classificadas no ranking. Dos 22 setores analisados, sete deles apresentaram crescimento de receitas superiores a 10% no período abordado, como transporte e logística, serviços financeiros e saneamento e ambiente.