A Aegea, referência no setor de saneamento no Brasil, apoia a 3ª Restaura Natureza – Olímpiada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil. Esta edição terá foco na COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que em 2025 será realizada no Brasil, em Belém (PA).
A Olimpíada Restaura Natureza visa conscientizar jovens estudantes sobre o impacto ambiental e envolvê-los ativamente na restauração dos biomas brasileiros, desenvolvendo projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas.
“Apoiar iniciativas de educação ambiental faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade. Apoiamos a Restaura Natureza desde a sua primeira edição, acreditamos que crianças e jovens terão no futuro um papel importante na implementação de soluções sustentáveis para mitigar os impactos ambientais”, comenta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
A partir de 16 de outubro, estudantes e professores poderão conhecer as etapas da olimpíada e ter acesso ao conteúdo de preparação no site da Restaura Natureza. Também no dia 16, haverá um evento online no Youtube do WWF-Brasil, para apresentar as novidades desta edição. A partir de 4 de fevereiro de 2025, estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o país, poderão se inscrever para participar.
A olimpíada possui duas etapas que ocorrem de forma simultânea: uma fase online, em que os temas formativos são apresentados e os estudantes podem testar seus conhecimentos de forma individual; e uma fase prática, em grupo, onde crianças e jovens, orientados por um professor, desenvolvem projetos focados na recuperação de ambientes naturais e na promoção da sustentabilidade por meio de soluções inovadoras e colaborativas. Os alunos ganham pontos em ambas as etapas e podem acumular pontos ao convidar amigos para participar da Restaura Natureza.
Para o processo da criação das etapas, foi realizada uma consulta com professores e profissionais da educação de várias cidades do Brasil para que o programa da Restaura Natureza atendesse às necessidades da comunidade escolar. O desenvolvimento da olimpíada também levou em conta as questões prioritárias e urgentes destacadas por especialistas em restauração do WWF-Brasil e seus parceiros técnicos.
A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola.
Créditos da foto: Katarina Silva / Coletivo Miracema // WWF-Brasil