A Aegea, empresa referência no setor de saneamento no Brasil, conquistou a 88ª posição no Ranking TOP 100 Open Corps desta edição e a 2ª posição no TOP 10 da categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura, destacada pelo ranking na vanguarda em inovação aberta no país. O Ranking 100 Open Startups reconhece as startups e corporações líderes em Open Innovation no mercado, criando um ambiente de colaboração capaz de gerar novas oportunidades de negócios, fomentar debates e colaborar com a transformação do setor. 

“Para a Aegea, ser reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil é motivo de muita alegria. O ranking destaca nosso empenho contínuo em transformar o setor de saneamento por meio da inovação aberta, fomentando cada vez mais projetos que impactem a qualidade e a cobertura do atendimento de água e esgoto. Neste contexto, o investimento em novos projetos com startups que impulsionem a excelência dos nossos serviços é fundamental para viabilizar a universalização dos serviços conforme previsto no Novo Marco Legal do Saneamento”, pontua Maurício Endo, Diretor de Inovação da Aegea. 

Esse reconhecimento reafirma a Inovação como parte central da cultura Aegea, priorizando a garantia dos serviços de saneamento com excelência empresarial, em prol dos pilares sociais e ambientais. Assim, a Companhia reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor, tendo como premissas a formação de parcerias que utilizem novas tecnologias e processos para maximizar a performance operacional, gerando impactos positivos para as comunidades que atende. 

Desde 2020, a Aegea tem desenvolvido inciativas com Startups, incluindo ciclos de Desafios de Inovação Aberta, que visam identificar conexões entre Startups e os desafios da empresa e do setor de saneamento, e tem diversas parcerias com Startups nacionais que estão desenvolvendo projetos em suas unidades. 

Sobre a 100 Open Startups 

A 100 Open Startups é a plataforma de Open Innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 100 mil acordos de open innovation e R$ 7 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma. 

Para mais informações: www.openstartups.net/site/ranking/