O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina teve um número recorde de visitantes, com mais de 34 mil pessoas presentes

A Aegea, empresa referência no setor de saneamento no Brasil, foi uma das patrocinadoras da FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e do 35º Encontro Técnico AESabesp, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, que aconteceu nos dias 22 a 24 de outubro. O evento teve como tema principal “Saneamento ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas” e reuniu especialistas do setor para discutir temas como saúde pública, tecnologia, inovação e estratégias ambientais diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. 

Édison Carlos, Diretor de Sustentabilidade da Aegea e Presidente do Instituto Aegea, integrou o painel “Resiliência Operacional: Adaptação às Mudanças Climáticas e Efeitos das Catástrofes Naturais nos Sistemas de Saneamento” no último dia do evento. Na ocasião, Édison compartilhou a experiência e ações da Companhia para enfrentamento aos eventos climáticos extremos nas operações do Rio Grande do Sul, em 2024, e de Manaus, em 2023.  

No Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que afetaram o Estado entre abril e maio deste ano, impactando diretamente 236 dos 317 municípios atendidos pela a Aegea por meio da Corsan, foi implementado um plano emergencial de enfrentamento. “Situações com esta exigem respostas rápidas e decisões que vão além do contrato. Acima de tudo, temos um compromisso com a população, principalmente em momentos críticos à vida como este que passou o Rio Grande do Sul.”, disse o presidente do Instituto Aegea. 

Em Manaus, a seca do Rio Negro impôs desafios adicionais à operação de abastecimento realizado pela Águas de Manaus, concessionária da Aegea na capital do Estado do Amazonas. Para garantir a continuidade dos serviços, a concessionária adotou um plano de ação com seis balsas, com capacidade de flutuação de 300 toneladas, onde motores e bombas flutuantes são capazes de continuar a captação de água, independentemente do nível do rio. Mesmo com a estiagem, não houve paralização do abastecimento em Manaus. 

“A Aegea tem uma relevante capilaridade. Está em todos os biomas, em mais de 500 cidades. Lidamos com situações adversas ligadas às mudanças climáticas com rápido poder de reação, graças ao nosso modelo operacional. Este painel permitiu compartilhar um pouco da nossa experiência e falar tanto das medidas preventivas, quanto nossa capacidade de resolutividade em cenários de crises, ou seja, como nos preparamos para assegurar a resiliência das operações”, concluiu Édison. 

A conversa foi moderada por Alceu Guérios Bittencourt (COBRAPE) e contou com representantes da Sabesp e da SANASA. 

Estande Aegea 

Para a edição de 2024, a Aegea esteve na feira com um estande de 40m², o dividida em três áreas: uma sala de ativação focada nas iniciativas da Companhia voltadas ao meio ambiente, totens para interação com fornecedores, e um espaço destinado ao networking. 

No espaço de ativação, os visitantes puderam entrar em uma sala imersiva com paredes vivas e um LED de 2×2 metros, onde foi exibido um vídeo sobre os impactos positivos das ações ambientais da Aegea nos territórios onde a Companhia atua. 

A Fenasan esteve integrada à feira Waste Expo Brasil, com foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. Considerado o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, a Fenasan é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Saiba mais sobre o evento em: www.fenasan.com.br.