Programa Vem Com a Gente, implementado no Rio de Janeiro, ficou em 1º lugar; Case de Estiagem em Manaus (Rio Negro), ficou em 2º lugar; outro case da companhia também foi finalista
Inicialmente implementado em Manaus, o Programa Vem Com a Gente, da Aegea, viabiliza a inclusão sanitária e melhora a qualidade de vida da população em territórios com alto adensamento populacional, principalmente das famílias em situação de vulnerabilidade social. Incorporado ao Modelo Operacional da Companhia, o Programa foi replicado em comunidades do Rio de Janeiro e, com esta premissa de ‘Transformação da Vida Urbana’, é que o case foi escolhido o grande vencedor desta edição do GRI Infra Awards, na categoria “Conexão”. A Companhia ficou em 1º lugar, destacando-se pelo terceiro ano consecutivo na premiação. Vale mencionar que, em 2022, o Vem Com a Gente também foi vencedor no GRI Infra Awards, o que reforça, em 2024, o potencial transformador de suas ações e a replicabilidade do modelo em áreas de difícil acesso, promovendo a regularização do abastecimento de água.
Além deste prêmio, a Aegea também foi reconhecida pelo 2º lugar na categoria “Água – Gestão Sustentável da Água”, com o case “Segurança Hídrica Aegea – Estiagem em Manaus (Rio Negro)”. A iniciativa mostra que, mesmo diante de condições climáticas adversas e ameaça iminente à segurança hídrica, a Aegea adota medidas proativas para assegurar a resiliência de suas operações. Esse foi o caso de Manaus, que em meio ao cenário recente (2023) de estiagem na região, onde o Rio Negro registrou seca histórica (a maior em 121 anos de medição), exigiu da Companhia buscar uma solução rápida e inovadora e, assim, conseguir garantir o abastecimento da cidade. Organizado pelo GRI Club, o prêmio reconhece as empresas que mais se destacam no desenvolvimento sustentável de infraestrutura no Brasil, incluindo operadoras, concessionárias, fundos e investidores, e as iniciativas que mais contribuíram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas no país. Foram avaliados programas, projetos e ações dos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais.
O evento ocorreu no dia 31 de outubro, em São Paulo. A Aegea foi representada por Rogério Tavares – VP de Relações Institucionais da Companhia. “Este reconhecimento é muito importante, pois reflete nosso propósito de contribuir para sanear mais rapidamente o País, construindo um futuro mais justo e acessível para as pessoas. Alinhar nossas ações ao objetivo de reduzir as desigualdades e garantir acesso à água é o que nos motiva a ir além e continuar avançando rumo à universalização do saneamento”, enfatizou Rogério.
Vem Com a Gente
Em 2 anos de atuação da Águas do Rio, concessionária Aegea no Rio de Janeiro, o Vem Com a Gente visitou cerca de 2 milhões de imóveis, em 807 bairros. Foram realizadas em torno de 200 mil novas ligações de água, estabelecendo uma conexão regular e o fornecimento de água tratada de origem segura à população; com isso, cerca de 600 mil famílias passaram a ter água tratada e encanada pela 1ª vez, e não precisam mais usar baldes para pegar água com vizinhos ou comprar galões para fazer atividades simples do cotidiano. Para isso, é realizado o mapeamento das regiões mais vulneráveis e as visitas porta-a-porta, feitas pelos mais de 1.300 agentes dedicados ao VCG. A população elegível é cadastrada na Tarifa Social, benefício que concede desconto nas contas de água e esgoto e permite que o valor caiba no orçamento familiar. “Hoje, cerca de 2,5 milhões de pessoas são beneficiadas com a Tarifa Social na Aegea. Para muitas, este é o primeiro comprovante de residência, permitindo que façam coisas simples abrir uma conta no banco ou fazer um crediário. Acima de tudo, a inclusão sanitária tem um caráter de cidadania, conferindo dignidade às pessoas”, complementa Rogério.
Segurança Hídrica Aegea – Estiagem em Manaus (Rio Negro)
Diante de condições climáticas adversas e ameaça iminente à segurança hídrica, a Aegea tem adotado medidas proativas para assegurar a resiliência de suas operações. Em Manaus, todos os dias mais de 700MM de litros de água são captados do Rio Negro e passam por tratamento antes de chegarem às torneiras da população. O cenário recente (2023) de estiagem na região, onde o Rio Negro registrou seca histórica (a maior em 121 anos de medição), exigiu da Companhia buscar uma solução rápida e inovadora e, assim, conseguir garantir o abastecimento da cidade.
O fenômeno da estiagem representou um desafio para o sistema de abastecimento operado pela Águas de Manaus. A concessionária traçou estratégias que consideraram diversos cenários na capital, com interligação de sistemas, disponibilização de balsas e rebaixamento de bombas de captação.
Em setembro, quase 90% dos municípios do Amazonas estavam em alerta ou em estado de emergência devido à estiagem. O plano de ação foi preparado em agosto, tendo a 1ª balsa operacional em plena capacidade de funcionamento no final de outubro. As bombas de captação de água em operação na cidade foram reforçadas e 6 balsas com capacidade de flutuação de 300t cada receberam sistemas auxiliares de captação. Os equipamentos de grande porte permitiram a instalação de motores e bombas que garantem a captação de água independentemente do nível do rio.
Destaque
O case “Energia Limpa na Aegea” também foi finalista na categoria “Potência – Acesso à Energia Limpa e Acessível”, que destacou as ações da Companhia no uso de fontes renováveis de energia, principalmente as fontes solares fotovoltaica e eólica. Atualmente, 98% da energia consumida nas operações da Aegea provém de fontes renováveis. Em 2023, a Aegea ficou em 1º lugar na categoria “Biodiversidade”, com o case “Resiliência Hídrica – Parcerias com o WWF-Brasil e com o Programa Floresta Viva do BNDES”.
Saiba mais sobre o GRI Infra Awards: https://www.griclub.org/event/infrastructure/gri-infra-awards-brazil-2024_4594