Iniciativa em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro visa o aprendizado teórico e prático para reforçar ações de preservação da Natureza
A Aegea, empresa referência no setor de saneamento no Brasil, por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais da Companhia, apoia o 16º Curso de Estratégias para Conservação da Natureza (CECN), em uma iniciativa conjunta com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental de MS. O curso visa capacitar oficiais da Polícia Militar Ambiental e profissionais da área para enfrentar os desafios da conservação ambiental, oferecendo uma formação abrangente em ecologia, segurança ambiental e gestão de recursos naturais.
Estruturado como pós-graduação lato sensu, o Programa combina aulas teóricas online com uma etapa prática imersiva saindo de Corumbá (MS) em direção à Serra do Amolar, entre os dias 21 e 28 de novembro. Durante essa etapa, os participantes embarcarão em uma expedição pelo Rio Paraguai, explorando a Serra do Amolar – um dos principais corredores de biodiversidade do Pantanal. A experiência permitirá uma vivência direta com as comunidades tradicionais da região e paisagens em diferentes estágios de conservação, promovendo um aprendizado que alia teoria e prática.
Além das palestras a bordo, a iniciativa contará com momentos de atividades práticas, que proporcionarão aos participantes a oportunidade de conhecer um local intocado e rico em biodiversidade. Nesse sentido, o evento será um importante meio de troca de experiência entre a comunidade local e os participantes, por meio de atividades realizadas em conjunto, tais como:
- Trilhas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Acurizal e Novos Dourados, na região da Serra do Amolar, guiadas por alunos formados no Curso de Condutores de Ecoturismo, desenvolvido pelo IHP com apoio da Localiza em 2023, e conduzidos por moradores das comunidades ribeirinhas do Alto Pantanal;
- Prática em área impactada por assoreamento (Rio Paraguai-Mirim);
- Visita e intercâmbio cultural com as comunidades ribeirinhas ao longo do trajeto;
- Atividade em parceria com escolas ribeirinhas;
- Plantio de mudas na RPPN Acurizal (área afetada pelo fogo em 2020), realizado com a participação da comunidade local.
Compromisso da Aegea com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental
A participação da Aegea como apoiadora do curso reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e a sustentabilidade, fortalecendo as ações de preservação dos biomas brasileiros. A parceria também reforça o papel da Companhia na promoção de uma economia local sustentável, beneficiando as comunidades e protegendo o meio ambiente através da capacitação de agentes ambientais.
“A Aegea está presente em 15 estados, em todos os biomas do país. Nosso apoio ao CECN vai além de uma ação institucional. Ele reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com as comunidades do Pantanal. Com essa iniciativa, desejamos promover impacto positivo em áreas prioritárias de preservação e incentivar práticas sustentáveis que geram benefícios duradouros para a sociedade”, afirma Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.
Serviço
O quê: 16º Curso de Estratégias para Conservação da Natureza (CECN)
Data: 21 a 28 de novembro de 2024
Local: Corumbá (MS), a bordo de um navio no Rio Paraguai, com atividades práticas na Serra do Amolar
Público-alvo: Oficiais da Polícia Militar Ambiental e profissionais da área ambiental
Realização: Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental de MS