Iniciativa antecipa a chegada da rede de saneamento para comunidade de Duque de Caxias e aumenta eficiência hídrica da planta da Braskem

Rio de Janeiro – 19 de fevereiro de 2025 – A Braskem, maior petroquímica das Américas, e a Aegea – referência em saneamento no país, por meio da Apura, sua unidade de negócio que desenvolve e opera soluções sustentáveis para a indústria, assinam uma parceria que levará água de reúso para o abastecimento de 100% da produção da unidade industrial da Braskem em Duque de Caxias (RJ). A iniciativa reforça o comprometimento das empresas com a adaptação às mudanças climáticas, garantindo segurança hídrica para a unidade da empresa na região, além de preservar os recursos naturais e assegurar a disponibilidade de água para futuras gerações.  

Para viabilizar o projeto, a Aegea, por meio de sua concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a Águas do Rio, antecipará em três anos os investimentos das obras de redes coletoras e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, assegurando o saneamento básico para as comunidades próximas à Braskem em Duque de Caxias. A água será tratada e distribuída pela concessionária, reforçando o abastecimento para as comunidades do entorno e beneficiando de forma antecipada mais de 260 mil pessoas.  

O efluente tratado será utilizado pela Apura que irá projetar e construir toda a infraestrutura e instalações necessárias para produção da água industrial de reúso na qualidade requerida pela Braskem, de modo a criar um ciclo de cuidado com as pessoas e o meio ambiente. “A parceria ajudará a alcançarmos nossas metas de eficiência operacional. E contribuiremos com um legado na saúde e qualidade de vida de centenas de milhares de famílias por meio de um modelo de um negócio competitivo, inovador e sustentável”, diz Ana Carolina Viana, Vice-presidente Industrial da América do Sul da Braskem. 

Benefícios para o meio ambiente e a comunidade 

Além de trazer mais segurança hídrica para a Braskem e levar saneamento básico para a população, o projeto colabora também com o ecossistema do rio Guandu, principal manancial da região metropolitana no Estado do Rio, já que a água para a produção da petroquímica passará a ser totalmente proveniente do esgoto doméstico tratado. Com isso, não será mais necessário utilizar a bacia hidrográfica do Guandu, o que aumenta a disponibilidade de água tratada para as comunidades vizinhas, por meio de uma gestão eficiente.  

Outro importante ganho ao meio ambiente está relacionado ao plano de recuperação ambiental da Baía de Guanabara – um compromisso assumido pela Águas do Rio com o Estado do RJ. Segundo o contrato com a Braskem, o esgoto da população que vive em torno da petroquímica na região, que antes era despejado in natura na Baía, será agora tratado adequadamente para tornar-se água de reúso, e abastecerá a planta da petroquímica na região, tendo uma destinação
mais sustentável. 

O contrato de abastecimento de água de reúso para a Braskem terá duração de 30 anos e é um projeto de vanguarda no Rio de Janeiro. “Repensando o ciclo da água, estamos transformando esgoto em solução. Ao longo dos próximos três anos, serão executadas pela Águas do Rio as obras de infraestrutura de saneamento básico na região, enquanto a Apura irá construir toda a estrutura necessária para a operação da planta de reúso que beneficiará a Braskem, a população local e o meio ambiente como um todo”, afirma Alexandre Perufo, Diretor da Apura.