Reconhecimento internacional destaca esforços da Águas do Rio na universalização do saneamento e recuperação ambiental no estado do Rio de Janeiro
A Águas do Rio, concessionária da Aegea Saneamento, acaba de receber a certificação da Blue Dot Network, tornando-se um dos três primeiros projetos do mundo a obter esse reconhecimento internacional. A certificação, concedida após rigoroso processo de avaliação conduzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e auditado pela Bureau Veritas, chancela a atuação da concessionária em infraestrutura sustentável, transparência e impacto econômico e social positivo.
Iniciativa coordenada OCDE, a Blue Dot Network avalia e certifica projetos de infraestrutura alinhados aos mais elevados padrões internacionais de qualidade, sustentabilidade e governança, seguindo os Princípios do G20 enquadrados como sociais e sustentáveis. Seu principal objetivo é o de melhorar os padrões globais de infraestrutura e atrair investimentos para projetos em países em desenvolvimento. No Brasil, o projeto da Águas do Rio foi destacado por sua contribuição à universalização dos serviços de saneamento, geração de empregos e recuperação ambiental, com impactos expressivos na qualidade de vida da população fluminense.
Adriana Albanese, Head de Relacionamento com Investidores da Aegea, comenta: “Indicada pelo GIC (Fundo Soberano de Singapura) à OCDE, a Águas do Rio foi um dos 4 projetos pilotos selecionados para avaliação. O processo destaca o impacto transformacional do projeto para Estado do Rio e envolveu o envio de mais de 450 evidências, além da realização de diversas reuniões com a equipe da OCDE e com os auditores independentes”.
Desde o início da concessão, a Águas do Rio tem executado investimentos para ampliar a cobertura de saneamento, com a meta de alcançar 99% de fornecimento de água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. Até agora, mais de 600 mil pessoas passaram a ter acesso à água potável pela primeira vez, e a empresa já gerou 12 mil empregos diretos e indiretos, sendo metade das contratações de moradores das comunidades atendidas. “O resultado reforça o alinhamento da Águas do Rio com padrões internacionais e seu forte impacto positivo nas comunidades, no meio ambiente e no desenvolvimento socioeconômico, reafirmando o compromisso com a excelência, o impacto positivo e a transparência”, conclui Albanese.
Além dos avanços na infraestrutura, a concessionária tem um papel fundamental na recuperação ambiental, com destaque para a da Baía de Guanabara. A iniciativa combina engenharia e inovação tecnológica para melhorar a qualidade da água, especialmente na Bacia do Canal do Mangue, um dos principais afluentes da Baía. Entre as soluções implementadas estão os Sistemas de Coletores em Tempo Seco (CTS), que interceptam esgoto in natura antes que alcance os rios, e o uso de nano bolhas de oxigênio, que aceleram a recuperação da água.
“Essa certificação reforça o compromisso da Aegea em promover mudanças duradouras através do saneamento. Mais do que investimentos em infraestrutura, buscamos deixar um legado positivo para as comunidades e para o meio ambiente. A certificação da Blue Dot Network reconhece o impacto do nosso trabalho que, através do saneamento, promove dignidade, inclusão social e recuperação ambiental”, destaca Édison Carlos, Diretor de Sustentabilidade da Aegea e Presidente do Instituto Aegea.
Com ações estruturadas e monitoramento contínuo, a Águas do Rio contribui para a revitalização desse ecossistema e para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.