População contou com serviços gratuitos de saúde, finanças, aconselhamento profissional, entre outros. Iniciativa pioneira no setor mobilizou mais de 300 colaboradores.
Em agosto, a Aegea, por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais da companhia, realizou a 1ª edição do “Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida”, uma iniciativa pioneira no setor, que uniu voluntariado e responsabilidade social, oferecendo dezenas de serviços para mais de 5,5 mil pessoas de cinco municípios brasileiros onde a empresa atua por meio de suas concessionárias.
Cerca de 300 colaboradores voluntários participaram do mutirão, realizado de maneira simultânea nas cidades de Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC). O evento contou com profissionais especializados em serviços como cuidados com a saúde, além de palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego. A ação social teve como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros. A iniciativa nacional também promoveu ações voltadas a aumentar a empregabilidade de adultos e jovens. Foram disponibilizadas consultorias e orientações para preparação de currículos, workshops e dicas de como se destacar em entrevistas, empreendedorismo, além de apoio na pesquisa para vagas de emprego. O sistema SESI/SENAI foi parceiro da Aegea nas cidades, assim como a empresa Marsh.
Presente em 489 municípios e 13 estados de Norte ao Sul do Brasil, a Aegea tem 13 anos de atuação por meio de suas concessionárias, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas. A Companhia tem como compromisso fornecer serviços de qualidade e promover o bem-estar das comunidades onde atua. Além de suas responsabilidades operacionais, a empresa desempenha um papel ativo no respeito às pessoas, ao meio ambiente, desenvolvendo iniciativas que promovam vidas mais dignas e saudáveis.
Ação mobilizou mais de 300 colaboradores da companhia
Segundo o levantamento “Voluntariado no Brasil 2021”, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o DataFolha, 15% dos mais de 57 milhões de pessoas que foram voluntários ativos no país, em 2021, realizaram atividades ligadas a programas de voluntariado empresarial.
É o caso de Maria das Graças, colaboradora da Ambiental Crato, que esteve presente no mutirão como voluntária para a organização das atividades na região. “Me senti muito feliz, como pessoa e como colaboradora. Esta foi uma grande oportunidade de estar perto da população e ver como todas essas ações ajudaram a comunidade”, contou. Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea, acompanhou o mutirão no Crato (CE). Para o executivo, o evento é um dos exemplos do compromisso da companhia em ir além das obrigações contratuais nas regiões onde atua. “É com muita alegria que realizamos a primeira edição do ‘Prospera’. Optamos por realizar a ação fora de grandes centros urbanos e eu tive a oportunidade de acompanhar presencialmente no Crato (CE). Pude ver de perto a realização de muitos atendimentos à saúde, assistência jurídica, atendimento aos jovens com a expectativa do primeiro emprego, recreação para as crianças, enfim, diversos serviços básicos para as comunidades, mas que muitas vezes estão pouco acessíveis. Este dia foi uma verdadeira união de esforços, da empresa, parceiros, voluntários e sociedade, numa corrente de solidariedade”, disse.