Companhia é uma das 19 empresas que aderiram ao programa de inclusão de jovens no mercado de trabalho, iniciativa criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Unicef e Organização Internacional do Trabalho.
A Aegea passou a fazer parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, iniciativa que visa a geração de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Com o apoio de empresários, poder público e a sociedade civil, o projeto é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Internacional do Trabalho, com apoio estratégico do Pacto Global da ONU no Brasil.
“Na Aegea temos compromisso de levar saúde e dignidade para as pessoas por meio do acesso ao saneamento e de ir além, gerando prosperidade compartilhada nos locais onde atuamos. Investimos em educação e reconhecemos que a contratação de novos talentos é fundamental para impulsionar cada vez mais o negócio. Ao trazer jovens talentos, nós ampliamos o horizonte de futuros líderes para os projetos dentro da companhia, além de abrir portar para a construção de carreiras movidas pelo propósito de movimentar vidas”, disse Fabianna Strozzi, Diretora de Gestão de Pessoas, que representou a companhia no evento de lançamento.
Ao assinar o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, a companhia destaca compromissos cruciais em relação à inclusão de jovens no mercado de trabalho, como: a criação de oportunidades de estágio remunerado e primeiro emprego formal para jovens em situações de vulnerabilidade; o impulsionamento e crescimento profissional por meio de formações, treinamentos e avaliações justas; e, promover a igualdade de oportunidades e a eliminação de exploração, discriminação, violência e assédio no ambiente de trabalho.
Investimento em empregabilidade e jovens talentos
A Aegea promove também iniciativas que visam aproximar as concessionárias do grupo das comunidades nos locais onde atua e estimular o pensamento inovador de estudantes. O projeto Pioneiros, realizado desde 2019, por exemplo, oferece a alunos do Ensino Médio de escolas públicas a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. Os participantes conhecem melhor o dia a dia da empresa, com uma visão geral dos sistemas de infraestrutura e saneamento. Após o período de palestras, eles são desafiados a elaborar um projeto final buscando a solução para uma questão relacionada ao saneamento em sua comunidade e para isso contam com mentoria de colaboradores voluntários e cursos da Academia Aegea.
“Jovens conscientes são os agentes de transformação do amanhã e a Aegea tem um grande compromisso com a sociedade em ir além de prestar os serviços de saneamento: queremos reforçar o nosso papel de agente impulsionador da educação e do desenvolvimento nos mais de 500 municípios onde operamos. Entre outras iniciativas da companhia também está o Programa de Trainee da Aegea, que tem o objetivo de formar e potencializar profissionais para assumirem posições chave e preparar sucessores que contribuirão com o crescimento do nosso negócio. Na edição deste ano, tivemos novos 44 trainees contratados, sendo mais de 60% mulheres e 45% autodeclarados pretos ou pardos”, complementa Strozzi.
Além disso, em 2020 a Aegea firmou parceria com a UNICEF para apoiar a iniciativa Um milhão de Oportunidades (1MiO), que tem como objetivo gerar vagas de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
A assinatura do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes reforça o compromisso da companhia em refletir a os pilares ESG na equipe, trazendo para dentro de casa os diferentes ‘Brasis’ e ampliando o espaço para contratação e desenvolvimento de novos jovens talentos nos 14 estados que a companhia atua.