Companhia reforça ações voltadas à despoluição de mares e melhorias da qualidade hídrica da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro
A Aegea, por meio do Instituto Aegea, braço das iniciativas de impacto socioambiental da Companhia, foi uma das patrocinadoras da 5ª edição da SP Ocean Week 2024, focada na conservação dos recursos marinhos, que reúne instituições e especialistas para discussões sobre o futuro do Oceano. O evento ocorreu entre os dias 18 e 22 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Maíra Sugawara, Coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Aegea, e Caroline Lopes Santos, Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio e Prolagos, foram as representantes da Companhia no evento.
Maíra participou do talk de abertura do evento, falando sobre a importância de mapear, monitorar e combater a poluição dos mares. “Trabalhamos em todos os biomas e regiões brasileiras, sendo a água o centro das nossas operações. Temos o olhar atento para como movimentamos os territórios em que atuamos, e possuímos um relacionamento muito intrínseco com o oceano, de responsabilidade com esse ecossistema. Em um país com grande déficit sanitário como o Brasil, em que apenas 52% do esgoto coletado é tratado, reforçamos nosso compromisso de atuação nesse cenário enquanto Companhia referência em saneamento no país. Afinal, todos os caminhos levam ao mar.”, disse Sugawara.
A porta-voz participou dos painéis “Recomendações da iniciativa privada para a Agenda do Oceano para o G20” e “Recomendações dos Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano”, destacando as iniciativas da Companhia em prol da defesa dos mares e oceano nos municípios costeiros onde atua. “As empresas têm um papel fundamental, seja no investimento social privado, seja pelas ações realizadas. A Aegea tem a missão de ligar a próxima casa, levando dignidade, melhoria na saúde, na educação, mas também evitando o despejo de esgoto in natura em corpos hídricos”, concluiu.
Caroline, da Águas do Rio e Prolagos, concessionárias da Aegea no Rio de Janeiro, participou do painel “Oceano Limpo: Um Desafio Chamado Baía da Guanabara”, e explicou a importância de tratar e prezar por este ecossistema, mencionando as ações da Companhia que contribuem com a melhoria da qualidade ambiental deste ecossistema.
“O esgotamento sanitário é um grande impulsionador para a transformação da Baía de Guanabara. Na região, estão localizados municípios com baixos índices de cobertura de esgoto. Por essa razão, estabelecemos metas e estratégias específicas para atuar nesses territórios e mudar positivamente estes indicadores”, destacou. Além da representante da Aegea, o painel contou com a participação de Márcia Hirota, Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Pedro Belga, da ONG Guardiões do Mar e Andrea Junqueira, professora da UFRJ e pesquisadora.
Recuperação de ecossistemas marinhos
A Aegea é apoiadora do projeto Blue Keepers, maior projeto do Pacto Global da ONU no mundo, que integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano, do qual a Companhia é coordenadora. O projeto visa engajar empresas, governos e a sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS14 e a Agenda 2030.
Como apoiadora institucional do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e integrante do Comitê Executivo do projeto, a Aegea impulsiona as demais frentes de atuação do Blue Keepers junto a mais dois apoiadores – a Coca-Cola Brasil e a Embalixo –, contribuindo para a mobilização assertiva do setor empresarial na realização de ações para remoção imediata de resíduos, mobiliza voluntários por todo Brasil, projetos especiais de estruturas de barramento de resíduos flutuantes e pesquisa com coleta de dados em mais de 20 cidades.
No ano passado, durante a SP Ocean Week 2023, foi formalizada a adesão do Instituto Aegea ao “Compromisso para o Futuro do Oceano”, iniciativa da Cátedra UNESCO lançada em 2021 e que reúne parceiros e caminhos para a transformação para Sustentabilidade do Oceano, aumentando a rede de parceiros nessa agenda.
A SP Ocean Week é um evento dedicado a promover e debater as questões que ameaçam o futuro dos oceanos. Com o objetivo de inspirar o público por meio da arte e da cultura marítima, o evento busca engajar a sociedade na defesa ativa de um oceano limpo, seguro, produtivo e sustentável. Em sua 5ª edição, o evento reuniu os principais especialistas, ONGs e institutos de proteção da vida marinha do Brasil, oferecendo uma série de painéis e atividades voltadas para o tema.
Mais informações sobre o evento: https://www.spoceanweek.com.br/