Concluída em 2023, a emissão foi um movimento inovador no setor de saneamento e contou com selo azul e sustentável. A operação marcou o início do maior ciclo de investimentos em saneamento no Brasil por uma empresa privada

O pacote de financiamento para os Blocos 1 e 4 da Águas do Rio, concessionária da Aegea, empresa referência no setor de saneamento no Brasil, foi reconhecido em premiação promovida pela LatinFinance nas categorias “Financiamento de Infraestrutura do Ano: Brasil” e “Financiamento de Água/Saneamento do Ano”. O Project & Infrastructure Finance Awards é um reconhecimento anual que premia as mais relevantes instituições e atividades de financiamento de projetos e infraestrutura na América Latina e Caribe.

Em 2023, a empresa do Grupo Aegea concluiu a estruturação do primeiro Project Finance do setor de saneamento no Brasil, totalizando R$ 25,5 bilhões. A operação foi marcada também por uma composição diversificada de fontes de financiamento, incluindo o BNDES, o BID, a Proparco, a linha de financiamento Saneamento para Todos e o mercado de capitais local, sendo este último acessado através de duas emissões de Debêntures Azuis.

“Estamos muito honrados em receber este reconhecimento da LatinFinance. Estes prêmios representam o reconhecimento do mercado em nosso compromisso com a com a disciplina financeira e o impacto positivo dos nossos investimentos. Com esta estruturação garantimos o financiamento total do CAPEX para a universalização do saneamento pela Águas do Rio, marcando um ciclo de desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas atendidas no estado do Rio de Janeiro”, afirma André Pires, CFO da Aegea.

A escolha do case da Aegea foi motivada pelos critérios de inovação, previsão, qualidade da execução e o impacto do financiamento dos Blocos 1 e 4 de Águas do Rio, concessionária da Aegea responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, atendendo 10 milhões de pessoas.

“Exaltamos também o papel fundamental do BNDES em toda a estruturação da concessão e do financiamento, que foi muito bem recebido pelo mercado. São projetos como este que contribuem de forma significativa para a universalização dos serviços de saneamento no país”, complementou o executivo.

O Project & Infrastructure Finance Awards destaca empresas, instituições financeiras e governos que se sobressaem na criação de soluções eficazes para o desenvolvimento de infraestrutura, impulsionando o crescimento econômico sustentável da região. Os vencedores são selecionados com base em critérios rigorosos, como inovação, impacto econômico, sustentabilidade e execução eficiente.

A cerimônia de premiação e homenagem ocorreu em Nova York, na última quinta, 10 de outubro. O evento contou com a presença de executivos, autoridades públicas, financiadores, consultores e investidores da América Latina e Caribe.

Foto: Da esquerda para direita, Fabiano Puppi (Aegea), Elisa Capistrano de Castro (BNDES), Eduardo Christensen Nali (BNDES), Adriana Albanese (Aegea), André Pires (Aegea), Fabiana Judas (Aegea) e Sérgio Toledo (Equipav)