Projeto sobre reúso de água, desenvolvido com apoio da Águas de Teresina, concessionária Aegea, conquista medalha na FEBRACE e leva jovens à maior feira internacional de ciências pré-universitárias
Os estudantes Andressa Maria e Wenner Batista, da rede pública de ensino de Teresina, capital do Piauí, foram premiados com a medalha de prata na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela USP, com o projeto “Fonte Viva – Renascendo com a Água”. O projeto foi concebido durante a participação dos jovens na 5ª edição do programa Pioneiros, uma iniciativa do Instituto Aegea.
Realizado anualmente, o projeto “– Pioneiros” busca incentivar os estudantes da rede pública a desenvolverem soluções voltadas à área de saneamento, a partir de uma imersão com desafios reais enfrentados pelas operações da companhia, com impacto social e ambiental nas comunidades onde vivem. De forma prática, a participação dos jovens envolve mentorias com profissionais das concessionárias locais e entrega de projetos técnicos, que são avaliados por bancas formadas por colaboradores e especialistas.
“Resultados como este mostram o potencial transformador de iniciativas que envolvem jovens, educação e saneamento. O Pioneiros é parte do compromisso da Aegea com o desenvolvimento social dos territórios em que estamos presentes, sempre com foco em ampliar oportunidades e fortalecer vínculos com as comunidades”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Com a conquista, a dupla de estudantes foi selecionada para representar o Brasil na Genius Olympiad – ISEF, maior evento internacional de ciências para estudantes do ensino médio, que será realizado no mês de junho, em Rochester (NY) nos Estados Unidos. Andressa e Wenner também receberam o Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com menção honrosa pela relevância da proposta.
O projeto “Fonte Viva – Renascendo com a Água” nasceu da vontade de transformar a realidade com soluções simples e acessíveis. O sistema propõe o uso de água de reúso para resfriamento de ambientes internos, beneficiando comunidades em regiões de altas temperaturas. A proposta foi desenvolvida com orientação técnica de Felipe Araújo, analista comercial da Águas de Teresina, que atuou como tutor voluntário no programa Pioneiros, em 2023. Além de sustentável, o projeto é inclusivo, com potencial real de impacto em comunidades vulneráveis, ajudando a economizar água, reduzir o calor e promover bem-estar.
“A educação é um vetor estratégico para o desenvolvimento dos territórios onde a Aegea atua. O programa Pioneiros integra esse esforço ao oferecer aos jovens a chance de aplicar o conhecimento à realidade local, conectando a escola ao saneamento. A Aegea acredita que gerar valor vai além da infraestrutura: passa também pela formação das pessoas. A iniciativa amplia as perspectivas profissionais desses estudantes, abrindo portas para o futuro e fomentando o seu protagonismo”, completa Édison Carlos.
O programa Pioneiros reflete o compromisso da Aegea com ações que integram educação e responsabilidade social, propiciando o surgimento de ideias para resolução de questões socioambientais que podem trazer benefícios para a comunidade. Em 2024, a iniciativa já alcançou 669 jovens em diversas regiões do país, aproximando ainda mais a Companhia das comunidades onde atua.
Saiba mais sobre a edição 2024 do projeto Pioneiros em: https://www.youtube.com/watch?v=24cNBG1pA4o&t=10s