Perfil corporativo

Somos a
Aegea Participações
e Saneamento S.A.

Somos a Aegea Participações e Saneamento S.A., empresa líder no segmento privado de saneamento no Brasil em termos de economias atendidas.

Vamos continuar crescendo!

No exercício, celebramos vitória na disputa pela PPP promovida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a execução de obras e serviços em esgotamento sanitário.

A conquista marca o nosso ingresso no Rio Grande do Sul, com nove cidades a serem atendidas a partir de 2021.

Em 2019, atendemos
8,9 milhões de
pessoas1
Em 57 municípios
brasileiros2

1. População estimada de acordo com última divulgação do IBGE (outubro/2019).

2. Considera os nove municípios que compõem a PPP Ambiental Metrosul, ainda não operacionais (assinatura do contrato ocorreu em março/2020).

Mapa de atuação

57 municípios
12 estados
40 concessões
1 subconcessão
4 parcerias público-privadas
(PPPs) de esgoto

Os pontos destacados no mapa referem-se aos contratos de concessão, subconcessão e de parceria público-privada (PPP) vigentes

Contratos de concessão
Contratos de parceria público-privada (PPP)

1. 20 concessionárias de água e esgoto e quatro concessionárias de água (Poconé, Nortelândia, Santa Carmem e Carlinda).
2. Atende cinco municípios (Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia).
3. A PPP é responsável apenas pela coleta e tratamento de esgoto.
4. Atenderá nove municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. Conforme cronograma, a assinatura do contrato da PPP está prevista para março de 2020.
5. População estimada de acordo com última divulgação do IBGE (outubro/2019).

Modelo de negócios

modelo de
negócios

governança corporativa

Na condição de companhia aberta com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), somos controlados pelo Grupo Equipav, que atua há mais de 50 anos no setor brasileiro de infraestrutura. Contamos ainda com o Fundo Soberano de Cingapura (GIC Private Limited), investidor internacional de reputação incontestável.

Aprimoramos ano a ano nossas práticas de governança corporativa, seguindo critérios, regulamentos e conceitos de excelência do mercado global.

100% do nosso Conselho de Administração é independente. Dos sete membros, cinco foram indicados pela Equipav e um foi escolhido pelo GIC (em linha com a proporção da participação de cada um), além de um eleito conjuntamente entre os dois acionistas.

Todos os executivos com cargos estatutários acumulam experiência profissional em variados segmentos da economia, inclusive no terceiro setor, além de distintas formações acadêmicas, o que – além de ser boa prática de governança – amplia as formas de perceber e interpretar tendências sociais, regulatórias e de mercado.

Gestão da integridade

Nosso Programa de Integridade completou dois anos em 2019, com amadurecimentos que consolidam o comprometimento com a ética e as práticas de compliance desde o início das nossas atividades.

No exercício, foram promovidas 930 horas de treinamento relacionado especificamente ao Código de Conduta. Esses treinamentos são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada unidade, identificadas a partir de dados coletados por meio do Canal de Ética, que vem se fortalecendo a cada ano como ferramenta confiável para o registro de preocupações em relação a atitudes que violam o Código de Conduta e a legislação.

Especificamente líderes e gestores foram envolvidos em treinamentos referentes à nossa Política de Relacionamento com o Poder Público, a qual orienta medidas para registros e controles em relação ao relacionamento entre nossos executivos e autoridades políticas locais.

Todos os contratos estabelecidos com parceiros comerciais em 2019 passaram por avaliação do nosso time de Integridade.

A certificação internacional de Sistemas de Gestão Antissuborno (ISO 37001) chancela a seriedade com que tratamos o tema.

Gestão de riscos

Instituímos a Diretoria de Auditoria Interna, Riscos e Controles Internos. Também lançamos a Política de Atuação da Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos, cujo propósito é difundir ainda mais o conceito de Governança Corporativa; e as políticas de Controles Internos e de Gestão de Riscos, que fornecem diretrizes gerais para mapeamento de processos e avaliação de controles e análise e avaliação de riscos.

Os processos são indicados, descritos e mapeados, o que permite compreender o encadeamento das atividades realizadas, bem como as inter-relações existentes entre as diferentes áreas. Em seguida, os riscos inerentes a cada operação são listados, categorizados, analisados e avaliados de modo a identificar causas, consequências e medidas de controle a serem adotadas.

Após avaliação, os riscos são alocados em uma matriz, que expressa visualmente a condição de probabilidade e impacto, e classificados entre aceitáveis, gerenciáveis, mitigáveis ou intoleráveis. Essa classificação é diretamente relacionada ao apetite ao risco, definido pela Alta Administração.

Tecnologia e inovação

Mais de 100 projetos em quatro frentes estratégicas – Gestão de Controle de Perdas (GCP), Gestão e Eficiência Energética (GEE), Gestão de Processos (GPROC) e Gestão de Inovação (GI) e Recursos Hídricos –, os quais são acompanhados mensalmente pela Diretoria-Executiva para decisões estratégicas. Em 2019, foram investidos R$ 22 milhões no âmbito dessas iniciativas.

Em 2019, iniciamos ainda o Programa Inovação Aegea, que abrange todas as ações empreendidas nas unidades em relação ao tema. No âmbito desse programa, e em continuidade aos anos anteriores, realizamos a terceira edição do Prêmio Eficiência e Tecnologia Aegea, que visa reconhecer ideias internamente; e lançamos o Inovae, uma plataforma impulsionadora de inovação entre os funcionários. Logo no primeiro mês após o lançamento, já contávamos com 113 projetos inscritos.

Em 2019 foram investidos R$ 22 milhões

Desempenho operacional

As economias totais servidas alcançaram 2,9 milhões em 2019, sendo 1,8 milhão com captação, tratamento e abastecimento de água e 1,1 milhão com coleta e tratamento de esgoto.

O aumento de 5,4% nas economias ativas de água entre 2018 e 2019 decorre principalmente dos resultados obtidos com o Programa Vem com a Gente na concessionária Águas de Manaus, que contemplou inovadoras redes aéreas para a distribuição de água tratada e ações de atendimento itinerante, negociação de débitos, vistorias, instalação de hidrômetros, troca de titularidade e orientações para o consumo consciente, entre outras.

2,9 milhões de economias totais servidas

O número de economias ativas com coleta e tratamento de esgoto também cresceu na mesma comparação. O movimento está associado à expansão da rede de cobertura, sendo as concessionárias Águas de Manaus e Águas Guariroba as principais responsáveis por este incremento.

No total, foram investidos R$ 638,4 milhões em 2019 mantendo o nível
de investimentos executado
no ano anterior.

Resultados
econômico - financeiros

Encerramos 2019 com receita operacional líquida de R$ 2.222,4 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2019 foi de R$ 1,2 bilhão, um aumento de 47,1% (R$ 381,8 milhões) em relação ao ano anterior.

A margem Ebitda ficou em 53,6%, 6,8 p.p. superior à margem de 2018, o que reflete o aumento da nossa eficiência operacional.

O prazo médio da dívida, no fim do exercício, era de 4,6 anos e a dívida de curto prazo representava 14,7% do endividamento total.

A alavancagem financeira, medida pela relação entre o Ebitda e a dívida líquida, encerrou 2019 em 3,1x –, o que nos confere adequada posição de liquidez.

talentos internos

4.734 colaboradores em nosso time.

Em 2019, antecipamos movimentos relacionados ao Programa de Gestão de Talentos e Sucessão, o qual, desde 2015, visa identificar e formar talentos internos de forma estruturada, sistêmica e contínua para mobilidade em todos os níveis de liderança – de coordenadores ao CEO. Nesse sentido, foram empreendidas revisões na estrutura e na composição da Diretoria-Executiva, além de alterações pontuais na administração estatutárias de nossas controladas.

Desde 2014, investimos na Academia Aegea, responsável pela estruturação de treinamentos técnicos e comportamentais. Em 2019, foram investidos R$ 4.387.397,17 em treinamento e capacitação. O número de treinandos no ano foi de 48.188 e um total de 125.382 horas de treinamentos.

A Academia Aegea também atua como importante braço de desenvolvimento do Programa de Trainee, que visa recrutar e preparar as futuras lideranças. Atualmente, cinco unidades já são dirigidas por ex-trainees. Exemplo é a operação de Teresina (PI), que em apenas dois anos sob nossa gestão, já evoluiu os indicadores de performance de forma satisfatória. Outros nove assumiram posições de liderança nas áreas corporativas.

Todos os processos seletivos são conduzidos em conformidade com diretrizes do programa Respeito Dá o Tom, que prevê participação obrigatória de negros e pardos nas etapas finais de escolha para contratação. A iniciativa é empreendida desde 2017 a fim de promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional dos colaboradores.

Em todas as unidades, já foram instituídos Comitês Regionais de Diversidade e Igualdade Racial, que fomentam o debate étnico-racial e apoiam a execução de ações afirmativas no âmbito do programa. Os membros desses comitês são capacitados para maior entendimento sobre a temática racial.

Responsabilidade sociambiental

Em 2019, foram investidos aproximadamente R$ 7,8 milhões em projetos sociais e atividades de relacionamento com as comunidades.

Nossa atuação está sustentada nos pilares que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios (IDH-M) em que atuamos (saúde, educação e geração de renda), o que nos permite a adoção de metodologia para mensurar o impacto dos projetos empreendidos.

O processo de repasse a projetos com incentivo fiscal também foi aprimorado ao longo dos últimos dois anos. A seleção passou a ser conduzida por um Comitê de Seleção de Projetos, do qual participam representantes dos acionistas, presidentes de concessionárias e de algumas áreas corporativas, como Planejamento Financeiro, Comunicação e Responsabilidade Social.

Mantemos nossa Política de Sustentabilidade a fim de despertar e manter, em nosso time, a consciência de que o respeito ao meio ambiente e às pessoas é inerente à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Subscrevemos ainda o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2016, tendo, a partir do ano seguinte, passado a integrar o Comitê Brasileiro do Pacto Global, órgão de gestão das atividades da rede no Brasil. Temos também colaborado para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo o sexto – o qual preconiza “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

SAIBA MAIS EM NOSSO
RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE
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